Desative seu bloqueador de adobe e script para visualizar esta página

[Notícias][6]

2012
Abraão
Bíblica
Cds Gospel
Celebrando
DEUS
Deus não faz acepção de pessoas
Estudo Biblicos
Filmes
Fim dos Tempos
Gideões
Gideões 2012
Jovens
Lançamento
Natal cristão
O CORAÇÃO
Pregações
Rodrigo Léo
Salvação
Senhor
Todos
ano novo
eduardo silva
elias torralbo
elite jovem
hd
importantes
jovem
lugar especial
marcos feliciano
natal gospel
novo
o Natal é Uma Festa Cristã e Bíblica
o coração é o centro da vontade humana
preletores
vencedor
vencer

7ª edição do Rap Day leva cerca de mil pessoas à UME Martim Afonso de Souza no sábado, dia 20


Postado por Departamento de Imprensa   
Seg, 22 de Novembro de 2010 15:28

Evento comemorou o Dia da Consciência Negra com shows de hip hop, música gospel, arte e muita atividade esportiva

 
            A UME Martim Afonso, no Jardim Nova República recebeu na manhã e tarde de sábado, dia 20, cerca de mil pessoas para acompanhar as comemorações ao Dia da Consciência Negra, através do programa Rap Day, em sua 7ª edição. O público e autoridades presentes tiveram a oportunidade de conferir diversas atrações como música gospel, manifestações artísticas, hip hop e intensa atividades esportivas sob o comando da equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
            Realizar eventos que por meio da alegria e lazer proporcionam mudança de comportamento é um aliado para essa igualdade, de acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Renee Castro Fernandes. “A melhor forma de conscientizar é dessa maneira lúdica. É preciso chamar a atenção para o preconceito e que no dia-a-dia passa despercebido. A mudança de postura deve ser aprendida desde criança, estimulada pela união de diversos setores da sociedade para que faça parte do nosso cotidiano.”
            O diretor da unidade escolar, Peter Maahs, conta que a Martim Afonso de Souza aderiu ao evento porque prega o combate a qualquer tipo de preconceito, seja religioso, étnico ou de classe social. “Hoje é um dia marcante. A escola tinha que se manifestar a favor da igualdade social. Temos que ensinar a tolerância e o respeito com as pessoas independente das diferenças porque somos todos seres humanos, ressaltou.
            Para o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio, uma série de ações é desenvolvida durante o ano na Cidade como a implantação da história e cultura da África na sala de aula e que culminam no Dia da Consciência Negra. “A data existe para discutir e afirmar a importância de políticas públicas contra o preconceito”, afirmou.
            “O povo brasileiro é extremamente mestiço. Ser negro não é questão de aparência, traços e muito menos cor de pele, é questão de origem”, lembrou o que segundo ele seria motivo suficiente para não haver a discriminação.
            Entre as atividades desenvolvidas no local, destacam-se a pista de skate, exposições de bike e lowbikes da Família BL Clube e Lowrider (carro) do Clube Vivendo Legalmente (Praia Grande), maquiagem artística, pintura, cama elástica e jogos infantis fizeram parte da programação especial. Além disso, houve apresentações de dança com os grupos Ritmo Quente, Agita Brasil e Pedro Paulo Academia de Break e o grafite de Marco Tuim e Marcos Roberto Silva.
            Na parte musical os shows ficaram por conta dos grupos: Rapper Braiv, Rocha Eterna, Liberdade Assistida (Brasília), Visão do Reino, CL Salmista (SP), Fex Bandollero, ex-integrante do grupo Filosofia de Rua (Guarulhos/SP) e Sacerdotes MC’s. O líder do Sacerdotes MC’s, Renato Augusto Alves da Silva, faz parte do projeto Rap Day desde o início.
            “Para nós é um privilégio. Estamos semeando nas crianças através da arte e do HIP HOP, bons valores prevenindo a criminalidade entre outros além de apresentar novas perspectivas de futuro”, disse e ainda segundo ele, o preconceito existe e está mascarado. “É possível ver isso na novela, quantas atrizes negras são atrizes principais? Mas há quem confunde e, por exemplo, diz que não conseguiu o emprego porque era negro, quando o caso foi de falta de qualificação. E só com acesso à cultura e educação, os negros vão poder se destacar em várias áreas, valorizados. O dia da consciência negra é todo dia. É uma conquista nossa. Hoje está mais esquecida, é preciso reforçar a sua importância”, falou Renato Augusto.
            Ocupando um espaço próximo à entrada da escola, o grupo de auxiliares de enfermagem da Escola Politécnica de Enfermagem CIEN aproveitou o momento para aferir a pressão arterial das pessoas interessadas. Um dos exemplos de trabalho social é a Eliane Ribeiro, a responsável pelo grupo Ritmo Quente, que fez questão de comparecer ao evento. “Aqui estão as meninas que fazem parte do programa Mais Educação, que acontece uma vez por semana na unidade, e outras que atendo gratuitamente na minha casa, na Vila Natal”, informou Eliane.
            Capoeira – Patrimônio cultural ligado diretamente com a cultura negra, a capoeira não poderia ficar de fora. O misto de esporte e cultura foi representada pelo Grupo Meninos Guerreiros, que agradou a todos com a roda de capoeira formada por praticantes de variada faixa etária. “Esse esporte proporciona educação, disciplina, responsabilidade e respeito. Antes era um esporte discriminado como tudo associado à cultura africana, mas isso mudou e já está sendo praticado nas escolas”, garantiu um dos mestres, Marivaldo Souza Marques, conhecido como mestre Coelho, que há 12 anos dá aulas.
            A organização do 7º Rap Day coube ao Coral Moriá, liderado por Daniele Buruaem, Dany Burú, com apoio da Prefeitura de Cubatão, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Educação, Cultura, Obras, Habitação e Serviços Públicos e Comunicação Social. Dany destaque que o objetivo do encontro foi ressaltar a importância da cultura negra, afastar jovens das drogas, alcoolismo e da marginalidade.
 
Texto: Lula Terras – MTb. 13.553 – com informações de Diana Lima
Fotos: Rodrigo Fernandes
20101122 – Semes – Rap Day leva cerca de mil pessoas a UME Martim Afonso de Souza
 

Nathan Pereira de 'Farias

Em tudo dai graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-

Start typing and press Enter to search